Amigos

Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2015

Aula sobre Máscaras Africanas


O que o aluno poderá aprender?

Contextualizar a história das máscaras na cultura africana.
Confeccionar máscaras.
Desenvolver a sensibilidade artística.
Vivenciar uma dança.

Duração das atividades:
Uma semana

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula:

Atividade - 1  
         Após a leitura iniciar uma conversa sobre os poemas lidos.
A professora deverá ler alguns poemas da cultura africana para os alunos. Sugerimos o seguinte livro: Seis pequenos contos africanos e a criação do mundo e do homem do escritor, Raul Lody, publicado pela editora Pallas. 

Atividade - 2
        A professora deverá selecionar imagens de máscaras africanas e gravar em CD/DVD ou colar as imagens em cartolina.Ao mostrar as imagens é importante orientar as crianças para observarem: o estilo das máscaras, formato, cores que predominam, material utilizado na confecção.   A professora deverá contextualizar em guias situações dos  povos africanos usam as máscaras, por exemplo: em diferentes situações religiosas, rituais de comemorações, danças, etc...
 Sugestões de perguntas: 
 Qual a origem do uso de máscaras? 
 Em quais momentos as pessoas usam máscaras ?   
 Qual o significado das máscaras ?
 Quais os materiais usados na produção das máscaras? 
http://blog.educacional.com.br/blogdeartes/2009/05/17/p88943/  



 



















http://aartemoderna.blogspot.com/2006/04/arte-africana.html 
             
               Após o término da conversa a professora deverá registrar as respostas da turma em um painel com o título  – O que sabemos sobre o uso de máscara na cultura africana?. 

Atividade - 3
         Dividir a turma em grupo de 4 ou 5 crianças. Cada grupo deverá desenhar suas máscaras. Após esse momento encaminhar a atividade de pintura. A professora deverá preparar a sala antes, forrando as mesas com jornais, providenciando pincéis de várias espessuras, depósito com água, retalhos de tecidos para enxugar os pincéis. Quando os trabalhos ficarem prontos, deixar secar e organizar uma exposição.   
  






Outra sugestão:
A professora poderá propor a colagem de máscaras com sobras de papel. Em grupo as crianças irão fazer o esboço de sua máscara, listar os materiais que irão usar. Depois, a professora distribui cola, tesoura, penas coloridas, lã., contas, e papel colorido. 




Atividade - 4

         A professora pode propor um baile para os alunos usarem as máscaras. Conversar com os alunos sobre a influência da cultura africana em nossas vidas. Citar por exemplo a música e  a dança: o samba, coco de roda etc.

Dicas de organização!
§                 Levar para sala músicas  próprias da cultura africana  para as crianças ouvirem . Realizar um levantamento das músicas que mais gostaram e votação de uma música.   
§                 Colocar a música para a turma dançar livremente. Em seguida solicitar que a metade da turma dance e a outra assista,  depois ao contrário em seguida juntar os grupos para a escolha de 05 passos  para a coreografia.
§                Organizar com as crianças a ordem dos passos e depois o desenho dos mesmos (cada grupo escolhe e desenha um passo ) a professora selecionará  os cinco da coreografia e afixará de modo visível na sala.  
§                 Realizar ensaios para aprenderem a coreografia. Ao encerrar cada ensaio sentar com o grupo para avaliar o que deu certo, e o que precisa melhorar - Combinar figurino.
§                 Para a apresentação,  enviar bilhete para aos pais solicitando biquini para as meninas e sunga para os meninos.
§            No dia da apresentação a professora deverá organizar com as crianças o espaço,  utilizar algumas máscaras para decorar.                               

Recursos Complementares:
Livros;
Contos Africanos Para Crianças Brasileiras. Rogerio Andrade Barbosa. PAULINAS. Museu Afro Brasil.

Avaliação:
Observar se os alunos conseguem:
- Contextualizar a história das máscaras na cultura africana.
- Participaram da confecção de máscaras e da dança.
- Avaliação dos resultados obtidos.
Postar um comentário